Associação Desportiva de Aikido de Setúbal

Click here to edit subtitle

Arquivo

view:  full / summary

Shu Ha Ri

Posted on May 30, 2021 at 3:55 PM Comments comments (0)

O conceito de Shu-ha-ri foi uma agradável surprea durante a minha recente etapa como Scrum Master.

Mesmo praticando Aikido há mais de 30 anos, nunca tinha ouvido falar neste conceito.


Seishiro Endo Shihan do Aikido Saku Dojo introduziu este conceito quando afirmou que antes de praticar o Aikido, os alunos devem dominar alguns dos movimentos básicos. Para isso, movimentos fundamentais são realizados repetidamente até que o praticante domine as formas (Shu). Naturalmente, surgem dificuldades quando se aprofunda a compreensão das formas. Neste ponto, podemos nos sentir compelidos a quebrar as formas, destruindo assim as formas que dominamos (Ha). Quando chegar o momento certo, começa a fase de criação de novos formulários. O praticante já esqueceu as formas originais e pratica o que não faz parte das formas originais (Ri).

 

Durante uma sessão de coaching Agile, alguém me perguntou: "Existe um período fixo para cada estágio de shuhari no Aikido?" A resposta é “não”, como tudo na vida, cada estágio depende do praticante, do tempo gasto no treino e de uma variedade de fatores pessoais e externos.

 

Qual é a conexão entre Aikido e Agile?

 

Com base no que Scrum.org diz sobre cada etapa.

No estado Shu, o Scrum Master domina o framework Scrum, configurando e facilitando eventos regularmente. Auxiliar a equipe a atingir um estado estável e determinar sua velocidade, bem como orientar a melhoria contínua através do processo retrospectivo.

Quando o Scrum Master e a equipe alcançam o estado Ha, eles estão fazendo mais do que apenas seguir um conjunto de instruções.

Quando o estágio Ri é finalmente alcançado, o Scrum Master pode dar um passo para trás e deixar a equipe, como um organismo produtivo e funcionando bem, realizar todo o seu potencial.

Não existe limitação por nenhuma estrutura, método ou ideologia no nível de Ri. A escolha é feita com base no que parece certo no momento e é aplicada com maestria fluida.


Eu acho que a comparação entre Aikido e Agile é interessante, e eu acredito que pode existir um compromisso entre ambos se seguir os pilares de cada um. No Aikido; Shiho nage (arremesso em quatro direções), Irimi nage (arremesso de entrada), Kaiten nage (giro causando arremesso), Kokyu ho (técnicas rítmicas), Osae waza (técnicas de imobilização) e Ushiro waza (movimento para trás). E em Agile; Transparência, Inspeção e Adaptação.


https://www.linkedin.com/posts/paulorodriguestavares_scrum-agile-aikido-activity-6804857680637829120-N7CX


Estágio Internacional de Aikido

Posted on June 8, 2019 at 2:45 PM Comments comments (0)

Sotsu Gyo Shiki

Posted on June 8, 2019 at 2:45 PM Comments comments (0)

Estágio Internacional de Aikido

Posted on May 22, 2019 at 4:55 AM Comments comments (0)

19 Encontro de Técnicos de Aikido

Posted on April 8, 2019 at 11:10 AM Comments comments (0)



Rss_feed